Espaço pedagógico MOMENTO CERTO
INVISTA EM CONHECIMENTO!
INVISTA EM EDUCAÇÃO!
ESPAÇO DO CONHECIMENTO
DESORGANIZAÇÃO; DESATENÇÃO, OU FALTA DE PROFISSIONALISMO?
Diante de tantas mudanças e das muitas informações em tempo real o ser humano tem ficado cada vez mais ‘perdido’ em relação às suas emoções. Sentimentos de ansiedade diários, no trânsito, no trabalho, em casa; desorganização e desatenção sãos as principais reclamações de quem se sente incomodado.
Quadros de desorganização e desatenção podem ser um padrão comportamental que leva o indivíduo a ter dificuldades em iniciar, permanecer envolvido e concluir uma tarefa. Dificuldades para organizar, para ouvir quando se fala com ele e para planejar ou executar ações. O problema é que na maioria das vezes confunde-se essas dificuldades reais e comportamentais à imaturidade ou a falta de profissionalismo.
No entanto, embora tudo isso possa afetar a performance profissional de um indivíduo, também é possível verificar que, talvez devido às superações diárias no trabalho ou na escola, pessoas com esse perfil têm qualidades e competências distintas das demais que superam, e muito, o desempenho e a astúcia na execução de tarefas.
Por isso, se você tem dificuldades em se organizar, ou em se relacionar, ou até mesmo em se planejar, saiba que você pode ter o transtorno TDAH - uma condição grave que se caracteriza por um padrão crônico e persistente de comprometimento, cujos sintomas são os de desatenção, de hiperatividade e de impulsividade. E, conforme mencionado, tais sintomas podem afetar seriamente a qualidade de vida do indivíduo em todos os setores seja na esfera afetiva, social, laborativa, acadêmica ou profissional.
No entanto, o TDAH pode ser superado com algumas estratégias que valorizem os pontos fortes e que trabalhem os pontos fracos, melhorando o desempenho de forma geral. Por isso, se você se apresenta com esses sintomas, ou sempre tem dificuldades em permanecer em empregos devido a essas dificuldades mencionadas, não se preocupe, basta entender melhor suas qualidades e suas fraquezas, e criar estratégias para melhorar sua qualidade de vida; tudo isso aliado à ajuda de um médico psiquiatra, é claro.